19ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 14/08/2016   11552 Views  

O Bebê

Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o “vérnix caseoso” na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com “requeijão cremoso” que protege a pele do feto – imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d’água!

O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.

A futura mamãe

Você pode estar notando várias alterações na sua pele. Elas são hormônio-dependentes e vão desaparecer após o parto. A aceleração do metabolismo e o aumento da circulação de sangue fazem com que as unhas fiquem mais fortes. Você pode desenvolver a “máscara da gravidez” ou “cloasma” – manchas escuras em seu rosto, testa, nariz e queixo. Uma coceirinha na pele também é comum. Sua pele pode ressecar e descamar em algumas regiões e muitas grávidas apresentam estrias, especialmente, nas regiões de maior distensão da pele. Não há como prevenir completamente as estrias, porém o uso de loções hidratantes pode ajudar a evitar o ressecamento e a coceira. Beber bastante líquido e fazer alimentação saudável é muito importante para reduzir o ressecamento e a formação de estrias.

O futuro papai

Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê!

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 14/08/2016   11552 Views