| 19 Julho 2009
A Hérnia Diafragmática Congênita (HDC) é uma malformação rara com prevalência estimada em 1/2500 a 1/5000. Em cerca de 30% dos fetos acometidos existem outras anormalidades associadas, como por exemplo doenças genéticas. Atualmente o tratamento para a HDC é a colocação endoscópica de um balão que promove a expansão pulmonar. Este procedimento é chamado de FETO (Fetal EndoTracheal Occlusion).
O fluxograma para seguimento dos fetos com HDC é o seguinte:

* Obs: No momento do diagnóstico, antes de definir conduta, deve-se realizar ultrassonografia morfológica, ecocardiografia fetal, cariotipagem fetal, medida da RPC e definir se existe herniação do fígado para o tórax.
Como calcular a RPC
A relação pulmão-crânio (RPC) deverá ser estimada com a imagem transversal do tórax na altura das 4 câmaras cardíacas. Medir a área do pulmão contralateral a hérnia, utilizando o método de tracejado. O valor obtido deverá ser dividido pela circunferência craniana, conforme a fórmula abaixo:

|




