Dúvidas

Exame de urina pode determinar o sexo do bebê

Você já ouviu falar de um teste urinário para descobrir o sexo do bebê? Isso mesmo, um teste de farmácia, semelhante ao teste de gravidez urinário, que determina o sexo fetal. Saiba como ele funciona e quais as suas desvantagens em comparação aos demais métodos existentes para revelar o sexo do bebê: a sexagem fetal e a ultrassonografia obstétrica.
O teste foi desenvolvido por uma empresa americana e está sendo vendido sob o nome de IntelliGender. Ele é feito de maneira muito semelhante ao teste de gravidez, de preferência com a primeira urina da manhã. A leitura do resultado se dá após 10 minutos. Se a urina ficar verde indica que o bebê é um menino e se ficar laranja, uma menina.
Exame de urina pode determinar o sexo do bebê

O novo teste só pode ser realizado a partir da 10ª. semana de gravidez e tem índice de acerto de aproximadamente 82%. O Intelligender está sendo comercializado há aproximadamente um ano nos Estados Unidos, México e Portugal, a um custo que varia entre 30 dólares e 70 euros. Ainda não está disponível no Brasil, mas pode ser obtido via importação, por aproximadamente 320 reais.

A empresa não revela qual a substância utilizada no teste por questões relacionadas à patente. No entanto, devido a algumas restrições relacionadas na bula, suspeita-se que se trate da identificação de hormônios masculinos, como a testosterona. Os bebês do sexo masculino produzem hormônios androgênicos desde a sétima semana de gestação. Por esse motivo, é desaconselhado o uso do teste com menos de 48 horas após relações sexuais e também em pacientes com síndrome dos ovários policísticos, uma vez que os níveis de hormônios masculinos nessas pacientes são frequentemente elevados.

Existe outro exame que pode revelar o sexo do bebê antes da ultrassonografia, a chamada sexagem fetal. Ele busca identificar a presença do cromossomo Y no sangue materno. Se o Y estiver presente, a mulher está grávida de um menino. Caso não se identifique o cromossomo Y, espera-se uma menina.

O índice de acerto da sexagem fetal fica acima de 99%, bem superior ao novo teste urinário. Além disso, pode ser feito a partir da oitava semana de gestação, ou seja, duas semanas antes do teste hormonal. Mais um ponto para a sexagem fetal: o custo do exame, por volta de 300 reais, é muito semelhante ao do Intelligender obtido por importação. Para quem tiver um pouquinho mais de paciência, o ultrassom consegue determinar o sexo do bebê a partir de 13 semanas, caso ele esteja numa boa posição.

Menino ou menina, o importante é que venha com muita saúde. Boa sorte!!