Dúvidas

Com que idade gestacional é possível ver o sexo do bebê no ultrassom?

É natural que as gestantes tenham curiosidade para saber qual o sexo do seu bebê. Uma dúvida muito comum é quando seria possível ver o sexo fetal no ultrassom. Descubra um pouco mais sobre esse assunto neste artigo.

No Brasil é muito comum o desejo das gestantes em descobrir o sexo fetal. Assim todas querem saber quando é possível ver o sexo do bebê pelo ultrassom. Infelizmente não existe uma resposta para todas as gestantes pois identificar o sexo do bebê depende de uma série de fatores. Por exemplo, a posição fetal pode dificultar ou impedir a identificação do sexo em idades gestacionais onde normalmente seria fácil identificar o sexo. Atualmente sabemos que até a 12a semana de gestação o diagnóstico do sexo é impreciso e após a 13a semana de gestação ele pode atingir de 99 a 100% de acerto.

Obviamente que as tabelas de idade gestacional variam de população para população. Dessa forma, pessoalmente eu prefiro utilizar o tamanho do feto (e não a idade gestacional) para dizer quando é possível identificar o sexo fetal. Fetos com mais de 72 mm que estão numa posição boa e quando a imagem é clara permitem identificar o sexo fetal com chance de acerto próxima a 100%.

Lembre-se entretanto que o tamanho do feto não é o único fator que define a identificação do sexo. Outros fatores podem atrapalhar, como por exemplo:

  • Obesidade materna
  • Cirurgias abdominais prévias
  • Posição uterina
  • Posição fetal
  • Qualidade do aparelho de ultrassom utilizado

Assim sendo, não exiga de seu médico uma resposta caso ele esteja com dificuldades pois realmente pode estar difícil e uma resposta precipitada pode levar a sérios problemas no futuro, como ter que trocar o enxoval do bebê e ter que explicar para todos que o sexo estava errado.

Lembre-se que você irá realizar um exame de ultrassom entre 11 e 14 semanas para fazer a medida da translucência nucal. Dessa forma você poderá agendar este exame para quando estiver com 13 semanas, assim você poderá medir a translucência nucal e ter (pelo menos uma boa idéia) do sexo fetal.

CUIDADO: não marque o exame para o dia em que você completa 14 semanas pois a época da translucência nucal é determinada, mais precisamente, pelo comprimento do bebê. A época correta para medir a translucência é quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento cabeça-nádega. Assim, não deixe para o último dia pois quando você for fazer o exame o feto poderá ter passado da medida adequada.

Lembre-se de olhar no calendário pra contar a idade gestacional pois lembre que o mês não tem 4 semanas (que seriam 28 dias). Como o intervalo entre 13 semanas e 14 semanas é muito curto, essa pequena diferença poderá fazer com que você perca a época de medir atranslucência nucal.

Além disso, precaução nunca é exagero. Independentemente da época em que você descobriu o sexo, quando for comprar o enxoval não tire logo a etiqueta. Aguarde um segundo exame para confirmar o sexo fetal, que você deverá fazer entre 20 e 24 semanas, chamado de morfológico. Depois do exame morfológico você terá uma confirmação do sexo do bebê e ainda terá bastante tempo para lavar as roupinhas do bebê.